Quem nasce no Canadá possui cidadania automaticamente. Além disso, pessoas que nasceram fora do país, mas são filhos de um canadense, também podem solicitar a cidadania. E mais, quem reside no país por um determinado período ou é descendente de canadenses, é elegível à cidadania.
O processo para solicitar a dupla cidadania canadense por naturalização envolve alguns passos, veja os principais nos próximos stories!
Para conseguir a cidadania por residência, é preciso, antes de tudo, obter o status de residente permanente. Isso deve ser feito através dos programas de imigração, como o Express Entry.
Também é preciso residir no Canadá por, ao menos, 3 anos dentro dos últimos 5 anos antes do pedido.
Outro passo necessário é comprovar proficiência em inglês ou francês, através de testes reconhecidos, como o International English Language Test System (IELTS) ou o Test d’Évaluation de Français (TEF).
Mais uma exigência é demonstrar conhecimento sobre temas culturais e históricos, como os símbolos do país, o sistema de governo e a história do Canadá.
Com todos os passos cumpridos, os documentos comprobatórios devem ser reunidos: resultado dos testes de proficiência, comprovante de residência, tradução juramentada de certidão de nascimento e todos os outros.
Com os documentos em mãos, é o momento de enviar a candidatura documentada e preenchida ao Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (RCC). E claro, fazer o pagamento das taxas existentes.
Dependendo do caso, o solicitante deve participar de uma entrevista para debater, em detalhes, a sua aplicação de cidadania.
Por fim, se a aplicação for aprovada, você participará de uma cerimônia de cidadania. Nela, fará um juramento de lealdade ao país e receberá o certificado de cidadania canadense.
Além dos documentos já mencionados, diversos outros são necessários, como: – Histórico de educação e emprego; – Passaportes anteriores e atual; – Certidões de casamento, nascimento e/ou divórcio; – Documentos de identificação.
O tempo e o custo variam conforme cada caso. Em média, o processo leva entre 12 e 24 meses. Já o investimento envolve, além das taxas referentes à cidadania, provavelmente existirão outros custos, como dos testes de proficiência e da tradução juramentada dos documentos.
Tendo dupla cidadania canadense você tem liberdade para trabalhar, viver e estudar no país, sem precisar de visto ou autorização. Junto a isso, tem acesso a serviços de educação e saúde e pode participar ativamente da vida política do país e concorrer a cargos públicos.
Acesse o site da Nexus, peça um orçamento de tradução juramentada e não tenha problemas com os documentos traduzidos no seu processo de dupla cidadania!