Entre os documentos necessários estão: – Certidão de nascimento; – Certidão de casamento; – Certidão de óbito; – Certidão de naturalização. Esses são os principais documentos que ajudam a comprovar a ligação sanguínea do solicitante com os ascendentes italianos.
Os documentos acima devem passar por tradução juramentada antes de serem entregues ao consulado italiano. Isso porque esse procedimento é o que garante que os documentos sejam válidos na Itália, mesmo sendo expedidos originalmente em outro idioma e país, como no caso do Brasil.
Para conseguir a cidadania mais fácil, seu ascendente deve ser masculino. Se a transmissão for materna, a mulher italiana na sua linha de ascendência deve ter tido filhos antes de 01/01/1948. Caso contrário, você deve solicitar a cidadania diretamente na Itália, por ação judicial.
– Identificar o consulado responsável pelo estado onde você mora; – Protocolar o pedido e aguardar na fila de espera; – Reunir documentos e traduções antes da convocação; – Entregar os documentos; – Aguardar a análise; – Agendar a emissão do passaporte após a aprovação da cidadania.
– Acesso a 190 países sem visto de turismo e sem filas de imigração; – Pode morar em países da União Europeia; – Pode estudar na Europa gratuitamente; – Ter acesso a programas de saúde pública dos países europeus; – Transmissão automática de cidadania aos filhos menores de idade.
Por fim, falta saber do tempo de espera pelo processo, certo? Porém, não há um prazo fixo. Os consulados têm 730 dias, por lei, para concluir o processo. Mas, se for feito diretamente na Itália, o prazo pode ser de 3 a 6 meses.
Vai fazer sua solicitação de cidadania italiana? Então faça a tradução juramentada dos seus documentos aqui com a Nexus Traduções e garanta a qualidade do resultado! Acesse nosso site e peça um orçamento on-line!