Existem diferentes formas de obter a cidadania americana, sendo o processo de naturalização a mais comum delas. Para isso, você deve atender a alguns critérios. Veja a seguir!
Em geral, antes de solicitar a cidadania por naturalização, você deve ter o Green Card (documento de residência permanente) por um determinado período.
Se você for casado com um cidadão ou com uma cidadã dos EUA, o período de residência contínua exigido, que costuma ser de 5 anos, cai para 3 anos.
Também é necessário que, durante o tempo de residência contínua, você esteja o maior período em solo norte-americano. Lembre-se: viagens internacionais longas podem interromper a contagem do tempo de residência contínua.
Outro critério que deve ser cumprido é ter um histórico criminal limpo. Sem isso, você não consegue se qualificar para a cidadania.
Também é comum a exigência de proficiência na língua inglesa e o conhecimento do governo dos EUA, o que deve ser comprovado por meio de testes. Porém, sempre tenha em mente que cada caso é único e podem ter requisitos adicionais ou exceções no processo de cidadania.
Além dos critérios acima, também é preciso cumprir alguns pré-requisitos. Confira!
Para se naturalizar, deve ser paga uma taxa, incluindo o valor referente à apresentação do formulário N-400, ao processamento e à biometria.
Depois de enviado o formulário N-400, você deverá participar de uma entrevista de cidadania. Nesse momento é que você deverá comprovar ter conhecimento do governo e proficiência no idioma, pois é quando sua elegibilidade será analisada.
Caso seja aprovado, o último passo é participar da cerimônia de juramento, onde você jurará lealdade ao país e receberá a certidão de cidadania.
Além das taxas mencionadas, pode haver outros custos, como de envio de documentos, custos legais, taxas de tradução e advogado de imigração, se você quiser contratar um. Sendo assim, é essencial ter um planejamento financeiro, reservando parte do orçamento para emergências.
Todo o processo costuma levar entre 8 a 12 meses, mas varia bastante, já que muitos fatores influenciam, como o momento da solicitação e a disponibilidade para agendamento das entrevistas.
Muitas pessoas confundem esses dois status. Porém, eles têm significados diferentes. Confira!
É o documento que confere o status de residente permanente nos EUA, permitindo que você viva e trabalhe legalmente e indefinidamente no país, tendo renovação a cada 10 anos.
Já a cidadania americana é mais ampla. Ela não expira, não precisa ser renovada, concede direito a voto, passaporte americano e elegibilidade a cargos públicos. Ou seja, você adquire os mesmos direitos e deveres de um cidadão que nasceu no país.
Vai ingressar com pedido de cidadania americana? Então conte com a Nexus Traduções para fazer as traduções juramentadas necessárias. Garante a conformidade dos seus documentos e evite problemas na admissão do seu pedido!