Muitos brasileiros decidem morar fora por conta das melhores oportunidades de trabalho, assim como para conhecer novas culturas, estudar e ter mais segurança. Então surge a dúvida de quais são os melhores países para morar e trabalhar. Independentemente do motivo, existem infinitas possibilidades ao redor do mundo.
Há milhares de países que são uma excelente opção para quem deseja ter essa experiência única. Claro que você deve fazer um planejamento antes da viagem para evitar surpresas desagradáveis, ou até mesmo ter que fazer as malas e retornar ao país. Continue a leitura e saiba quais são as 4 melhores opções, como se preparar para a viagem e se adaptar à cultura.
Adaptando-se à cultura e ao ambiente fora do Brasil
Para se adaptar a uma nova cultura, é preciso conhecer mais que o seu idioma, por isso separamos algumas dicas que vão te ajudar a se habituar melhor:
Evite comparar as culturas
Encare o novo como uma coisa boa que está sendo inserida no seu dia a dia, e não como algo ruim, se comparado com a sua cultura. Evite comparações com os novos hábitos. Com o tempo, você estará mais acostumado e eles estarão inseridos na sua rotina sem você perceber.
Conheça a cultura local ou nacional
É importante conhecer a cultura local. Vá a jogos que são diferentes dos que você viu no Brasil e entenda melhor sobre eles. Festas populares também são interessantes para você entender os costumes.
Tenha a mente aberta
Tente ser o mais flexível possível com a nova cultura e não se prive de experimentar o novo por medo de não gostar. Ao frequentar festas, por exemplo, prove novos pratos, aprenda novas danças e se divirta.
Os 4 melhores países para imigrar
Escolher quais são os melhores países para morar e trabalhar não é uma tarefa fácil, afinal, são inúmeras opções. Conheça os 4 melhores países para imigrar e saiba quais são as vantagens e desvantagens de cada um.
França
Segurança, saúde e ensino de qualidade são um dos motivos de a França ser um dos melhores países para morar e trabalhar. Quando se está em território europeu, também é supersimples viajar para outros países de trem e conhecer diversas culturas. Se sua viagem não ultrapassar 90 dias, não é preciso de visto para França.
Como os brasileiros estão acostumados ao calor, o frio pode ser um dos empecilhos para se acostumar com a França. Apesar de muitos acharem que o Brasil é extremamente burocrático com relação à resolução de algumas questões, a França é conhecida pela sua burocracia, em que diversas situações precisam ser resolvidas pessoalmente, e não pela internet.
Estados Unidos
Os Estados Unidos são um dos primeiros países que muitos pensam quando sonham em morar fora. O país possui as melhores universidades do mundo para quem deseja ir para fora estudar e, apesar de ter os melhores hospitais, você precisa ter um seguro-saúde – que não é barato. Portanto, antes de viajar, analise os detalhes de como ir para os Estados Unidos.
Reino Unido
Morar no Reino Unido é o desejo de milhares de brasileiros, visto que os países que o compõem oferecem o que há de melhor em:
- Segurança;
- Transporte público eficiente;
- Políticas públicas efetivas.
Uma das desvantagens de morar lá é o alto custo de vida quando se escolhe viver em uma cidade grande, como Londres, por exemplo.
Canadá
O sistema de saúde do Canadá é considerado um dos melhores do mundo. Portanto, esse é um dos primeiros motivos para se viver no país. Além disso, é um excelente lugar para ter seus momentos de lazer com segurança, assim como boas oportunidades de emprego e estudo. Um lado ruim do país é o custo da alimentação, que costuma ser alto.
Para aqueles que querem saber como trabalhar no Canadá sendo imigrante, saibam que é preciso ter um visto específico.
Como se preparar para morar no exterior?
Mesmo quem já viajou diversas vezes deve se preparar para a viagem que o levará para sua nova moradia no exterior – e quem fará a primeira viagem internacional deve se preparar ainda mais.
Alguns cuidados são primordiais para suas viagens. Confira:
- Faça um seguro-viagem: nunca se sabe o que pode acontecer;
- Tome as vacinas: um cartão de vacinas desatualizado pode fazer com que você não entre no país;
- Disponha de uma reserva de emergência: alguns países exigem que você comprove que conseguirá se manter morando fora;
- Saiba quais são os documentos necessários: cada país exigirá um documento específico, então é preciso ficar atento.
Diplomas, certidões, históricos escolares e diversos outros documentos precisam passar por uma tradução juramentada. Conte com a Nexus, assim, nada te impedirá de realizar o sonho de morar fora do Brasil.