Você sabia que para dirigir em outros países a tradução juramentada da CNH pode ser um requisito? Seja para explorar as estradas do Brasil ou para dirigir em outros países, esse documento é exigido por lei.
Entenda o passo a passo para conseguir a tradução juramentada da sua CNH e qual a sua importância tanto no Brasil quanto no exterior.
O que é tradução juramentada da CNH?
A tradução juramentada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) se trata de uma tradução oficial deste documento para outro idioma por um tradutor juramentado.
Essa tradução é necessária para motoristas brasileiros que desejam dirigir em outros países ou para estrangeiros que precisam apresentar sua CNH no Brasil.
O tradutor juramentado, ao realizar a tradução, assegura que o documento mantenha sua validade legal e reconhece a autenticidade do conteúdo. Em suma, a tradução juramentada é acompanhada de um carimbo e uma declaração que atestam a veracidade da tradução.
Dessa forma, ter a tradução juramentada da CNH facilita a sua mobilidade e é um passo importante para dirigir fora do país com tranquilidade e segurança.
Quem tem habilitação de outro país pode dirigir no Brasil?
Quem possui habilitação de outro país pode dirigir no Brasil, desde que siga algumas normas. De acordo com a legislação brasileira, a habilitação estrangeira é válida por um período de até 180 dias, a contar da chegada do motorista no Brasil.
Ou seja, durante esse período, o condutor pode dirigir se apresentar a sua CNH estrangeira traduzida para o português. No entanto, se a estadia no Brasil for prolongada, o motorista precisa solicitar a transferência de habilitação estrangeira para a CNH brasileira.
Esse processo é chamado de Convalidação de Habilitação Estrangeira, e para conseguir é preciso seguir estes passos:
- marcar atendimento em um posto do Detran;
- levar a versão original da CNH, um comprovante de estadia no Brasil e outros documentos legais;
- pagar o valor das taxas do Detran;
- e, por fim, fazer o teste de aptidão física e mental, além de prova teórica e prática, podendo fazer um curso de atualização.
No entanto, ao passar do período de 180 dias, ainda é possível continuar dirigindo no Brasil caso você tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Entenda melhor a seguir!
Afinal, o que é PID?
A PID (Permissão Internacional para Dirigir) é um documento para que estrangeiros dirijam fora do seu país de origem, sendo aceito no Brasil e em outros países participantes.
Essa permissão é reconhecida pela Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, que estabelece normas para a aceitação de documentos de habilitação em diferentes países signatários. No Brasil, o PID pode ter validade de até três anos.
Quais os países que aceitam a PID?
Atualmente, a PID é reconhecida em países como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Austrália, Itália, França, Argentina, Espanha, entre muitos outros.
No entanto, as leis de habilitação podem mudar ao longo do tempo, sem contar que nem todos os países aceitam apenas a PID. Muitos países exigem a tradução juramentada da CNH junto com a PID e podem até mesmo cobrar outros requisitos.
Como fazer a tradução juramentada da CNH
É de suma importância ter a tradução juramentada da CNH para o idioma do país onde se pretende viajar, mesmo tendo a Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Muitas locadoras de carro podem solicitar também a CNH traduzida. Para ter a tradução juramentada da CNH em mãos é preciso fazer os seguintes passos:
- Escolher um tradutor juramentado — encontre um tradutor juramentado habilitado e registrado na Junta Comercial ou órgão competente do seu estado. Aqui na Nexus Traduções, você tem tradução juramentada com especialistas experientes em espanhol, inglês, português, francês e italiano.
- Reunir a documentação completa — tenha em mãos a CNH original e qualquer documento que possa ser necessário, como a sua identidade.
- Solicitar a tradução — entre em contato com o tradutor escolhido, informe que precisa da tradução juramentada da CNH e envie os documentos.
- Aguardar a tradução — o tradutor realizará a tradução acompanhada de um carimbo e uma declaração que atesta sua validade. Após a finalização, verifique se todas as informações estão corretas.
Quanto custa uma tradução juramentada da CNH?
O custo de uma tradução juramentada da CNH pode variar dependendo da tabela de preços do tradutor. Em média, os preços variam entre R$ 100 a R$ 500.
A Nexus Traduções faz a tradução da sua CNH
A Nexus Traduções oferece serviços de tradução juramentada, incluindo a tradução da CNH. Somos uma equipe formada por tradutores juramentados, autorizados a realizar tradução de qualidade, garantindo que o seu documento tenha validade legal.
Basta informar o idioma de origem e o de destino, fazer upload dos arquivos a serem traduzidos e combinar a data de entrega da tradução. Você receberá a CNH traduzida em um arquivo digital a fim de agilizar a entrega ainda mais rápido.
Faça um orçamento de tradução agora. Se preferir, fale conosco pelo WhatsApp!