Logo nexus

O que é o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE)?

Passaporte representando o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE).

O Brasil é um país escolhido por muitos estrangeiros para firmarem residência, seja por motivos de trabalho ou oportunidades pessoais, por exemplo. Porém, para que a pessoa possa morar legalmente em solo brasileiro, ter o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) é essencial.

A seguir, veja, quem deve ter esse registro, saiba como solicitá-lo e conheça as informações mais importantes sobre ele.

O que é RNE?

O RNE se assemelha a um documento de identidade para pessoas que são de outra nacionalidade e querem residir no Brasil de forma temporária ou permanente. Além disso, ele é essencial para indivíduos refugiados e que solicitam asilo aqui.

Qualquer estrangeiro precisa do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE)?

Não. Se o estrangeiro estiver no país na condição de turista, o RNE é dispensado, pois esse documento é necessário apenas para quem deseja morar no Brasil.

Como emitir o RNE?

O primeiro passo para emitir o RNE é acessar o site da Polícia Federal, a fim de preencher o formulário disponibilizado especialmente para regularizar a situação do estrangeiro no país.

Em seguida, o solicitante precisa salvar e imprimir o formulário, pagar uma taxa por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU) e realizar o pagamento conforme orientação da própria guia.

Com a guia paga, o estrangeiro deve se dirigir à Polícia Federal para ter o atendimento presencial, o que deve ser agendado previamente.

Qual é a diferença entre RNE e CRNM?

Antigamente, o documento de regularização de estrangeiro era conhecido pela siga CRNM, pois se chamava Carteira de Registro Nacional Migratório. Porém, o nome foi alterado para Registro Nacional de Estrangeiro e, portanto, leva a sigla RNE.

Qual é a validade do RNE?

O prazo de validade do RNE é de 9 anos. Sua renovação deve ser feita de forma presencial diretamente na Polícia Federal, órgão responsável pela emissão.

Então, para renová-lo, o estrangeiro deve agendar a solicitação, e é importante estar atento e se antecipar para que não exista o risco de o documento expirar antes de o solicitante conseguir obter a renovação.

Por isso, o recomendado é que o pedido de renovação seja realizado 90 dias antes do prazo final de validade, evitando qualquer tipo de imprevisto e problema na legalidade da permanência em território brasileiro.

Por que o RNE é importante?

Como vimos, o RNE é um documento essencial para a identificação do estrangeiro no Brasil e para que ele esteja no país de forma legalizada, então a sua importância é enorme em diversos sentidos.

É com esse documento, por exemplo, que se torna possível abrir conta em banco, viajar e realizar muitos outros trâmites burocráticos que precisam de identificação. Sem ele, a estadia do estrangeiro é considerada ilegal.

É preciso realizar tradução juramentada dos documentos para fazer um RNE?

Essa é uma dúvida muito comum, e a sua resposta é sim. Sempre que os documentos pessoais do solicitante do RNE estiverem originalmente em idioma estrangeiro, deve haver a tradução juramentada para que a Polícia Federal consiga proceder com a emissão do documento.

Para tanto, é indispensável que a tradução seja feita por empresa especializada, a fim de que um profissional habilitado (ou seja, um tradutor juramentado) seja destinado a executar o serviço. Isso porque a tradução juramentada é um tipo bem específico de tradução e deve seguir regras e padrões para ter validade legal.

Navegue pelo site da Nexus Traduções para conhecer nosso serviço de tradução juramentada!

Últimos posts

Precisa de ajuda?