Não é incomum que médicos brasileiros ou de outros países queiram trabalhar em Portugal. Para isso, é essencial saber como revalidar diploma médico, já que, sem isso, o profissional não tem autorização para exercer a profissão nesse país europeu.
Confira como funciona esse processo de revalidação e as etapas pelas quais o médico terá de passar. Boa leitura!
Como revalidar diploma médico em Portugal?
Para revalidar diploma médico em Portugal, é necessário passar por algumas etapas para obter o reconhecimento desse documento. Para isso, a pessoa interessada precisa realizar avaliações em uma das faculdades de Medicina do país.
O processo é composto de 3 etapas:
1. Documentações
A primeira etapa consiste em preencher o formulário disponível na página da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), um dos documentos necessários para o processo. Outros documentos são requeridos e podem variar conforme a faculdade escolhida.
2. Taxa de inscrição
O segundo passo é pagar a taxa de inscrição, na reitoria da faculdade escolhida.
3. Provas
O terceiro passo compreende 3 provas: teórica, prática e pública.
Prova teórica
Na prova teórica, o médico é submetido a uma avaliação com 120 questões de múltipla escolha, que pode durar até 180 minutos. Para aprovar para a próxima etapa, é preciso obter 50% de acerto.
Prova prática
Já na prova prática, a avaliação é dividida em dois segmentos, cada um com uma hora de duração: uma para averiguação e obtenção do histórico de um paciente real, outra, para elaborar um laudo. É preciso obter 50% de aprovação.
Prova pública
Por fim, na prova pública, há a submissão de uma monografia, uma dissertação que equivale ao Mestrado Integrado ou ao relatório curricular. Essa etapa existe porque o país considera a Medicina um Mestrado Integrado, e os médicos portugueses recebem a titulação de mestre quando finalizam o curso.
Documentos para revalidar diploma médico
Além do formulário mencionado, outros documentos que costumam ser solicitados são:
- Histórico escolar;
- Diploma médico;
- Conteúdo programático das disciplinas realizadas no curso de Medicina;
- Documento de identificação;
- Monografia, ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no final da Graduação, ou declaração emitida pela faculdade que ateste a desnecessidade desse trabalho final.
Portanto, essa lista pode variar, conforme a faculdade de Portugal, para revalidação do diploma. Além disso, se algum dos documentos não tiver sido redigido originalmente no Brasil e constar em outro idioma diverso do português, é preciso fazer a tradução juramentada para ser aceito em Portugal.
Se todos os documentos do candidato já estiverem em português brasileiro, a tradução juramentada é dispensada.
Fique por dentro: o que precisa para morar em Portugal
Quanto custa a revalidação de diploma médico para Portugal?
O valor a ser desembolsado para obter a revalidação dependerá da universidade. Em geral, o custo se mantém na média de 500 euros.
A Universidade de Coimbra, por exemplo, costuma cobrar 500 euros, e a Universidade de Lisboa, 550 euros. Já a Universidade do Algarve cobra em torno de 1.500 euros.
Essas são as principais informações a saber para conseguir revalidar diploma médico em Portugal. Elas valem para a maioria das situações, exceto nos casos em que o profissional se graduou em uma das faculdades de Medicina brasileiras que possui acordo com as universidades de Portugal.
Nesses casos, o diploma é reconhecido automaticamente, e o médico não precisa ser submetido às avaliações.
Saiba como funciona o serviço de tradução juramentada da Nexus Traduções. Continue no site e solicite seu orçamento!
Confira também: Diploma de medicina do paraguai vale em quais países