Logo nexus

Transcrição de áudio: entenda como funciona

A transcrição de áudio é muito importante para permitir que um material gravado em áudio possa ser trabalhado, analisado e divulgado de outras formas. Isso porque é muito mais fácil revisitar e encontrar trechos no formato escrito, do que ouvir e trabalhar em um texto falado. Mas você sabe como funciona a transcrição?

Saiba como funciona a transcrição de áudio, quando é necessária e quais são os principais tipos. Acompanhe este conteúdo até o final e entenda!

O que é transcrição?

A transcrição de áudio consiste no serviço de transcrever um áudio, ou seja, registrar em um texto escrito tudo aquilo que foi dito em texto falado.

Esse tipo de serviço pode ser necessário em diferentes situações, por exemplo, em uma entrevista feita por um pesquisador e que, para analisar todo o material coletado em áudio, precisa que esteja no formato escrito.

Por ser algo muito minucioso, deve ser feito por um profissional capacitado, pois é um trabalho detalhado e exigente.

Como funciona o serviço de transcrição de áudio?

A transcrição é feita com o profissional, que ouve diversas vezes os trechos de áudio que devem ser transcritos, para que tenha certeza da compreensão do conteúdo e consiga transformá-lo em texto escrito.

Além disso, existe mais de um estilo de transcrição. Os dois principais são: editada e literal. Na literal, também conhecida como verbatim, o profissional transcreve absolutamente tudo que está contido no áudio e na forma como foi falado.

Nesse caso, a transcrição poderá conter repetições, palavras que foram interrompidas, interjeições, gaguejadas e tudo o mais que foi dito, sem cortes ou edições.

Em contrapartida, no caso da transcrição editada, também chamada de limpa, o conteúdo é adaptado e transcrito de uma forma que fica mais fácil de entender e ler. Nesse tipo de transcrição, o profissional ignora interjeições, frases pela metade e transcreve tudo da forma mais correta possível gramaticalmente.

Quando solicitar um serviço de transcrição de áudio?

A transcrição de áudio pode ser necessária em diversas situações. Os seguintes áudios são mais comuns de demandarem transcrição:

  • Entrevistas;
  • Reuniões;
  • Pesquisa de mercado;
  • Conversa gravada.

Qual a diferença entre transcrição e degravação?

Pode ser que você esteja se perguntando: a transcrição de áudio é o mesmo que a degravação? Se surgiu essa dúvida, a resposta é não: são parecidas, mas não iguais.

A principal diferença entre esses dois serviços é que, na degravação, o conteúdo é jurídico e oficial, como em transcrição de depoimentos judiciais e interrogatórios. Com isso, o conteúdo em forma de texto deve ser o mais fidedigno possível, sem poder ser modificado.

Já na transcrição do tipo limpa, ou editada, o conteúdo pode ser ajustado para ser lido com mais compreensão, o que não é admissível na degravação.

Portanto, a transcrição de áudio é um serviço que requer muita atenção e qualificação profissional para que o conteúdo seja escrito da melhor forma e conforme o modelo escolhido pelo cliente, garantindo, assim, a qualidade e a veracidade da transcrição.

Confira, em nosso site, os serviços oferecidos pela Nexus Traduções e muitos outros conteúdos como este para você conhecer melhor a área das traduções!

Últimos posts

Precisa de ajuda?